Alimentação X Cárie Infantil

Os alimentos podem influenciar a estrutura dos tecidos dentários e a quantidade e qualidade da placa bacteriana.

Por Cinthia Paiva dia em Odontopediatria

Alimentação X Cárie Infantil

A nutrição está relacionada com o processo de formação do dente e com possíveis efeitos na resistência deles à cárie, os alimentos podem influênciar a estrutura dos tecidos dentários  a quantidade e a qualidade da placa bacteriana que é a principal responsável para formação da doença cárie.

O efeito local que os alimentos ricos em açucares e carboidratos tem na cavidade bucal é o fator mais importante da DOENÇA CÁRIE; a dieta influência o tipo e a quantidade de placa dentária influênciando na quantidade de secreção salivar e a produção de ácidos que podem desestruturar o esmalte do dente ocasionando a desmineralização dos tecidos dentários.

Vários estudos mostram que a maior prevalência de cárie tem uma forte relação com o consumo alto de açúcar e sua frequência, o pior é a repetida vezes que esse açúcar é consumido por dia.

A lesão de cárie inicial tem coloração branca, e se localiza em cima e ao redor do dente, sua progressão ocasiona a quebra do dente e geralmente quando quebra o dente essa leão já está muito profunda causando DOR. Esse processo não ocorre do dia para noite, é lento e progressivo, tem como tratar a cárie logo no início se for bem diagnosticada.

O principal tratamento para cárie deve estar baseado em prevenção e controle da placa bacteriana.

Mesmo antes dos primeiros dentinhos aparecerem na boca, a higienização já deve ser uma rotina seja ela com fralda ou gase e quando os dentes aparecerem na cavidade bucal escova de dente infantil.

É importante que a criança crie o hábito de higienização como parte da sua rotina diária e os pais devem estar presentes ajudando, pois as crianças ainda não tem os movimentos muito coordenados (movimentos de vai e vem e circulares que tem que serem feitos para remoção da placa bacteriana).

O ideal é uma dieta bem balanceado com muitas frutas e legumes que ajudam na Prevenção da Cárie e principalmente sem refrigarante, sucos naturais são a principal escolha.

#odonto #odontopaiva #prevenção #cárieinfantil #nutriçãosemaçucar

Olá, deixe seu comentário para Alimentação X Cárie Infantil