Odonto Paiva - Odontologia

Amamentar pode proteger as crianças contra má oclusões dentárias

A amamentação representa o fator inicial do bom desenvolvimento dentofacial, favorecendo a obtenção de uma oclusão dental normal e consequentemente mastigação correta futura.

Por Cinthia Paiva dia em Ortopedia

Amamentar pode proteger as crianças contra má oclusões dentárias

O sugar dos seios coloca a criança em consonância com as arcadas, bochechas e língua permitindo equilíbrio da função neuromuscular da boca, promovendo crescimento craniofacial harmônico, tanto ósseo quanto muscular, evitando problemas fisiológicos e garantindo qualidade de vida à criança.

Com uma alimentaçào artificial a criança pode desenvolver hábitos de sucção de dedo ou chupeta como uma necessidade de exercitação da musculatura.

Ao sugar o bico da mamadeira o esforço é mínimo, pois o orifício já proporciona um gotejamento satisfatório. Assim a necessidade de sucçào resurge e é neste momento que sugar o dedo ou a chupeta pode tornar-se um hábito.

Hábitos de sucção que não visam nutrição podem causar o rompimento do equilíbrio muscular normal, transtornos dentofaciais e de fala, influênciando nas funções do sistema estmatognático.

O aleitamento materno tem que ser mantido de forma exclusiva até o sexto mês de vida; recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudos recentes realizado pela Universidade de Adelaide, na Austrália comprovam que a amamentação pode proteger crianças contra má aclusão.

No dia 01/08 foi comemorado o "Dia Mundial da Amamentação"que ocorreu em 120 países; criado em 1992 pela Aliança Mundial de ação pró-amamentação. 

 

Olá, deixe seu comentário para Amamentar pode proteger as crianças contra má oclusões dentárias

Enviando Comentário Fechar :/