Bruxismo

Uma característica do Bruxismo é o forte contato entre os dentes superiores e inferiores seguido de movimento da mandíbula que produz sons desgradáveis.

Por Cinthia Paiva dia em Ortopedia

Bruxismo

O Bruxismo é considerado um transtorno involuntário e inconciente de movimento caracterizado pelo excessivo apertamento e ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou em vigília. O forte contato entre os dentes superiores e inferiores seguido de movimento da mandíbula produz sons desgradáveis.

Quais são os sinais e sintomas?

• Dentes Fraturados;
  • Dentes desgastados;
  • Dentes Sensíveis à quente ou frio;
  • Restaurações Quebradas;
  • Dores faciais;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dores de cabeça;

Seus efeitos podem alcançar a musculatura do pescoço e dos ombros.

Estudos mostram que 70% à 80% das pessoas diagnosticadas com bruxismo apresentam sintomas de sono fragmentado, sonolência diurna, sudorese e ou pesadelos; 19% dos pacientes tem hipertensão arterial sistêmica e 30% à 50% apresentam zumbido no ouvido e tensão muscular.

O sinal mais importante é o ranger dos dentes que vem acompanhado de dores de cabeça e facial principalmente no período da manhã.

As causas são multifatoriais tais como: estresse, ansiedade e desordens emocionais.

O tratamento para o bruxismo é para reduzir suas complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente; a placa de mordida (aparelho intraoral miorrelaxante), tem efeito terapêutica no alívio da dor de DTM (desordenstemporo mandibular) principalmente quando usada durante a noite pois alivia, relaxa a musculatura causada pelo apertamento.

Alguns estudos mostram que exercícios físicos melhoram o bruxismo sejam eles para músculos da face, mímica ou cervicais mandibulares.

A Toxina butolínica também é um meio de tratamento que tem sua importância por promover alívio na parafunção dos músculos da face.

Tratar as consequências causadas pelo bruxismo também é prevenção.

#odonto #odontopaiva #prevenção #dordecabeça #rangerdentes #ansiedade #stress

Olá, deixe seu comentário para Bruxismo