Bruxismo infantil

O Bruxismo caracteriza-se por movimentos involuntários, esforço inconsciente para remover interferências oclusais , apertamento e ranger dos dentes.

Por Cinthia Paiva dia em Ortopedia

Bruxismo infantil

O Bruxismo é uma atividade motora parafuncional; pode ocorrer durante o sono da noite ou durante o dia; muito comum entre os jovens e as crianças; como observações clínicas, são encontrados assimetria facial, aumento da tonicidade muscular (músculos mastigatórios), além de desgastes dos dentes.

Em jovens e crianças as causas podem ser:

- Predisposição genética;

- Má oclusão dentária;

- Distúrbio do sono;

- Estresse Emocional.

Os sinais e sintomas são:

- Ruído característico de ranger os dentes;

- Desgaste dentário;

- Dor Local;

- Hipertrofia Muscular;

- Dores de cabeça;

- Disfunção da ATM;

- Sono de má qualidade.

O Bruxismo inicia-se logo após a erupção dos dentes e prevalece ao longo da vida se não tratado logo de criança.Contudo a prevalência pontual é de 14% à 20% em crianças até 11 anos, das quais 85% persistem com o bruxismo em idade adulta.

O sintoma mais importante do Bruxismo é o ranger dos dentes, ruído característico, semelhante ao atrito de "granito contra granito".

Aproximadamente 40% dos pacientes queixam-se de dor orofacial, mialgia mastigatória e rigidez mandibular matinal.

Em geral 70% à 80% dos pacientes apresentam sintoma do sono fragmentado, com sonolência diurna moderada, persepção de sono não restaurador, despertares noturnos, maior movimentação motora, sudorese ou pesadelos que se desenvolvem em longo prazo, num período de 5 anos.

Sintomas como desatenção e dificuldades de memória podem ocorrer em adultos e crianças.

Estresse e ansiedade são fatores que contribuem para o bruxismo.

O tratamento consiste em dar liberdade de movimentos à mandíbula, diminuir o estiramento e a contração involuntária. Isso deve acontecer na dentição decídua, mista e adulta; É necessário eliminar todos os pontos de contato prematuro.

Usam-se as Placas Miorrelaxantes; elas possibilitam a terapia de oclusão traumática, a musculatura recupera a tonicidade e o repouso fisiológico ajuda a diminuir e eliminar os reflexos de apertamento dental.

As Pistas indiretas, Planas, também são usados para liberar de imediato os movimentos mandibulares.

#bruxismo #disturbiodosono #placamiorrelaxante #saúdebucal

Olá, deixe seu comentário para Bruxismo infantil