Cigarro X Dentes Brancos e Saudáveis

O alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau halito, além de riscos mais graves como o câncer bucal e a doença periodontal.

Por Cinthia Paiva dia em Estética

Cigarro X Dentes Brancos e Saudáveis

Quando a pessoa é fumante, notamos logo que os dentes são pigmentados, amarelados, o alcatrão do cigarro mancha os dentes e causa mau halito, além de riscos mais graves como o câncer bucal e a doença periodontal.

O tabagismo também pode afetar os sentidos do paladar e do olfato e atrasar a recuperação após a extração de um dente ou qualquer outro procedimento dentário.

Com relação à doença periodontal (infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resulta de formações de bactérias bucais prejudiciais e pode levar à perda do dente). Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença periodontal do que os não fumantes.

O tabagismo interfere no sistema imunológico tornando difícil ao corpo combater as bactérias que causam as doenças periodontais. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva.

Outra doença bucal causada pelo tabagismo é o câncer bucal envolve a mutação gradual das células sadias na boca e pode ocorrer de várias maneiras. O tabagismo desempenha papel significativo em muitos casos de câncer bucal diagnosticados a cada ano. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 8 entre 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. Sempre que a pessoa inala, as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e pela garganta antes de atingir os pulmões. Com o tempo  a exposição continuada, essas substâncias podem causar mudanças na cavidade bucal que podem levar ao câncer bucal.

Entretanto, essa é uma doença passível de prevenção. Ao evitar o tabagismo e outros comportamentos de alto risco e consultar o dentista regularmente para consultas de rotina a pessoa poderá se prevenir do câncer no futuro.

Devemos sempre pensar na odontologia como uma ciência que se preocupa não só com a estética mas com a saúde de um modo geral, muitos pacientes procuram o Dentista para darem à ele uma estética do sorriso perfeita sem pensar que a Saúde Bucal é de primordial importância e a estética é uma consequência de uma Boa Saúde Bucal!!!

Olá, deixe seu comentário para Cigarro X Dentes Brancos e Saudáveis