Odonto Paiva - Odontologia

Clareamento Dental

O Clareamento Caseiro é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos.

Por Cinthia Paiva dia em Estética

Clareamento Dental

Com o passar do tempo nossos dentes vão incorporando pigmentos que se acumulam nos dentes através de certos alimentos e bebidas; o Clareamento Dental é um ótimo aliado para um sorriso branquinho e esteticamente favorável.

O Clareamento Caseiro é de fácil execução e após orientação do profissional, o paciente aplica a técnica em casa.

 

Mas antes alguns cuidados devem ser tomados tais como:

Dentes com restaurações; as restaurações não clareiam, assim como próteses e implantes, apenas dentes naturais sofrem a ação do gel clareador.

 

Pessoas com hipersensibilidade dentinária ; o clareamento por si só já dá um pouco de sensibilidade e em pessoas que já tem hipersensibilidade isso pode agravar.

 

Pessoas com menos de 16 anos e grávidas NÃO podem fazer clareamento de forma alguma.

 

Pacientes que passaram por tratamento de quimioterapia ou radioterapia recentemente também não tem indicação para clarear os dentes.

 

Dentes que sofreram alteração de cor durante sua formação, hipoplasia dentinária, fluorose ou paciente que fez uso de tetraciclina; esses casos o clareamento não resolve o problema, sendo indicado outro tipo de tratamento estético.

Fazer uma consulta clínica bem detalhada é de extrema importância antes de se iniciar qualquer tipo de clareamento; o acompanhamento do profissional é fundamental no controle da cor e da hipersensibilidade e toda a orientação que o tratamento exige.

O dente é um elemento policromático, sua cor é determinada pela dentina, que é amarela. Enquanto que o esmalte dental é translúcido. Quanto mais fino for o esmalte, mais amarelo fica o dente. Dessa forma, quanto mais mineralizado for o esmalte, mais claro ficará. A cor do dente não altera com o processo de clareamento, somente saturação desta cor, ou seja, há dentes que não alteram muito o grau de saturação. Por isso, esteja ciente da possibilidade de seu sorriso não ficar como o esperado.

Eu costumo comparar o clareamento dental com bronzeamento de pele da seguinte forma; cada pessoa tem uma cor de dente, assim como a cor da pele, algumas pessoas dentes mais brancos outras mais amarelados, algumas pessoas tem a pele mais branquinha outras mais morena, quando tomamos sol as branquinhas não conseguem um tom de pele dourado tais como as morenas, os dentes do mesmo jeito, os mais brancos ficarão mais brancos e os mais amarelados menos amarelados mas nunca brancos.

O clareamento caseiro é feito através de uma moldeira, em que o gel é aplicado, no período mínimo de 4 horas diárias. No consultório dentário, o dentista molda o paciente e manda fazer uma moldeira a qual vai se encaixar nos dentes, o agente clareador é colocado na moldeira de modo que fique em contato com os dentes a serem clareados sem que haja excesso pois o estravazamento do gel pode causar lesão na gengiva.

Após a remoção da moldeira o paciente deve escovar os dentes com pasta de dente própria para dentes sensíveis e o uso de enxaguatórios bucais com flúor.

 

Evitar alimentos com corantes e cigarros durante o tratamento ajuda no processo de clareamento dental.

 O Clareamento pode ser feito uma vez ao ano pois tem uma durabilidade de nove para doze meses dependendo dos cuidados que cada paciente tiver com a sua higienização e alimentação.

A paciente Thaís que é a garota da nossa capa da matéria, realiza seu tratamento de clareamento caseiro uma vez ao ano; seguindo as orientações e os devidos cuidados de higiene e profilaxia seus dentes permanecem brancos durante todo o ano.

#odonto #odontopaiva #clareamento #estética #dentesbrancos #prevenção

Olá, deixe seu comentário para Clareamento Dental

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos na Odonto Paiva com base neste assunto. Isso pode complementar suas dúvidas.