Dentes Fracos ?

Como que os dentes ficam fracos e quebram ?

Por Cinthia Paiva dia em Cárie

Dentes Fracos ?

O esmalte dentário é o tecido mais duro do corpo humano, mais resistente e também mais mineralizado; juntamente coma dentina e a polpa dentária, formam os DENTES.

Como que os dentes "ficam fracos"se o tecido que os compõem, o esmalte, é o mais duro do corpo humano?

A composição do esmalte é de 97% de minerais e o restante é composto de água e materiais orgânicos.

O tecido mais duro do corpo humano é DESTRUÍDO pela injestão de açucar!!!! ocorre uma desmineraliazação do esmalte pela ação dos componentes salivares e então surge uma lesão chamada CÁRIE.

A cárie é uma doença que segundo estudos em fósseis, só apareceu no ser humano quando o homen deixou de ser caçador e começou a usar açucar na sua alimentação.A lesão cariosa é mediada pela presença de placas bacterianas e para que essas placas possam se comportar de maneira cariogênica é presciso que ela se acumule no esmalte do dente durante um certo período; uma queda no pH das placas, potencializa a desmineralização e então o "dente fica fraco e quebra."

Açúcares de doces, refrigerantes, sucos de frutas desempenham um papel significativo na cárie dentária, em esmalte e conseqüentemente a destruição. A boca contém um grande número e variedade de bactérias, e quando a sacarose, o mais comum dos açúcares, se instalam na boca, algumas bactérias intraoral interagem com ele e formam o ácido lático, o que diminui o pH na boca.Em seguida, os cristais de hidroxiapatita do esmalte demineraliza, permitindo uma maior invasão bacteriana aprofundando-se no dente. A bactéria mais importante envolvida com a cárie dentária é o Streptococcus mutans, mas o número e o tipo de bactérias varia com o avanço da destruição dentária.

Outros fatores tais como: TRAUMA e BRUXISMO também podem quebrar os dentes, mas não da mesma forma que a dieta baseada em açucares e carboidratos.

Uma dieta equilibrada e uma boa higienização é a base para a Saúde Bucal.

#dieta #saudebucal #carie #equiíbrio #higienização

Olá, deixe seu comentário para Dentes Fracos ?