Disfunções da ATM

As disfunções da ATM levam o paciente à um desconforto muito grande; geralmente inicia - se com uma dor na região da ATM que logo generaliza - se por toda cabeça.

Por Cinthia Paiva dia em Ortopedia

Disfunções da ATM

Geralmente as crises de disfunção da ATM, estão associadas à fatores etiológicos tais como: depressão, dor em outra região do corpo, sexo feminino, parafunção dos musculos mastigatórios, trauma físico ou emocional, acidentes e ou transtornos oclusais.

Em geral as mulheres sofrem mais frequentemente de Dor crônica e relatam dores mais fortes e duradouras que os homens.

O Ruído é o primeiro sintoma de disfunção da ATM, o movimento de abertura e fechamento da boca  acontece de maneira não coordenada (choque entre o condilo e o menisco); movimento não uniforme de abertura e fechamento da boca e já em um processo degenerativo da ATM ocorre um som de areia.

Geralmente o ruído vem acompanhado da DOR, sintoma mais comun da disfunção da ATM, em geral não existe uma história clinica de trauma e esta dor aumenta durante estresse emocional ou após ingestão de alimentos duros. A dor está localizada principalmente nos músculos podendo estender -se para regiào da nuca ou na fronte.

O espasmo muscular é causado por uma hiperativadade muscular ; um paciente com disfunção da ATM que sofre uma tensão nervosa por qualquer motivo, como consequência desse estresse emocional irá contrair os músculos mastigatórios mais rapidamente e durante o sono irá ocorrer o bruxismo;esses paientes apresentam dificuldade nos movimentos de lateralidade e abertura de boca.

O desarranjo oclusal, podem causar vertigens; durante a mastigação, os côndilos comprimem de maneira anormal as paredes posteriores da cavidade glenóide; esse esforço será transferido para o ouvido médio e poderá traumatizar a tuba auditiva e sistema neurovascular..Em consequencia pode surgir zumbido no ouvido, diminuição da audição, vertigens e náuseas.

Os aparelhos ortopédicos exercem um papel importante no tratamento da disfunções da ATM, principalmente na eliminaçào dos sinais e sintomas, proporcionando ao paciente um alívio grande, dando melhora na qualidade de vida.

Olá, deixe seu comentário para Disfunções da ATM