Endocardite Bacteriana

A endocardite bacteriana é uma doença infecciosa que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas, a causa principal dessa doença é uma bactéria de origem bucal.

Endocardite Bacteriana

A Endocardite Bacteriana é uma doença infecciosa que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas, é uma infecção do endocárdio(revestimento interno do coração). O que muita gente não sabe é que a principal origem dessa doença é uma bacteria de origem bucal e se não for reconhecida e tratada a tempo, a endocardite infecciosa leva o paciente a um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave, além da insuficiência cardíaca, que por si só pode levar o paciente ao óbito, a endocardite também pode causar outras graves complicações, tais como:

AVC, embolia pulmonar ou isquemia dos membros, Glomerulonefrite ou infarto renal.

Quais os sinais e sintomas?

Os sintomas mais comuns da endocardite são febre e calafrios, outros sintomas inespecíficos são comuns, como falta de ar, cansaço, perda do apetite, dores pelo corpo, suores noturnos.

Qualquer ponto de infecção dentro da boca deve ser tratado e a bacteria eliminada pois tudo que comemos passa pela boca e cai na corrente sanguínea o que significa que quando temos bactéria na boca ao ingerirmos alimentos a bacteria cai na corrente sanguínea junto com o alimento e assim podendo se instalar no coração causando a Endocardite.

A cavidade bucal deve sempre estar completamente limpa livre de bactérias. E aonde estão as bactérias dentro da boca? Estão nos dentes cariados, na gengiva que sangra, nos dentes quebrados, nas raízes residuais, em dentes que prescisam ser tratados canais, enfim todo e qualquer tipo de problema na cavidade bucal deve ser diagnosticado e tratado com a sua devida importância.

A melhor forma de prevenção são as visitas regulares ao Dentista para que a boca esteja sempre em ordem e pronte para recebermos alimentos saudáveis para nossa saúde geral.

#odonto #odontopaiva #coração #endocarditebacteriana #avc #emboliapulmonar #insuficiênciacardíaca #bactéria #doençaperiodantal #saúdebucal #prevenção

Olá, deixe seu comentário para Endocardite Bacteriana