Endocardite Bacteriana

Endocardite bacteriana, inflamação aguda ou crônica do endocárdico; infecção dental pode ser umas das causas para essa doença séria do coração que pode matar se não for tratada à tempo.

Endocardite Bacteriana

Um dente infeccionado pode  ser o causador de uma doença no coração muito grave chamada Endocardite Bacteriana (Inflamação aguda ou crônica do endocárdio). Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal).

Quando agentes infecciosos (por exemplo:infecção dental) caem na corrente circulatória, eles podem alojar-se no endométrio e produzir a endocardite. Certos fatores atuam como favorecedores da endocardite:anomalias congênitas do coração,passado de miocardite,anomalias ou próteses das válvulas cardíacas e uso de drogas endovenosas.

Sinais e sintomas, próprio da endocardite são: sopro cardíaco, febre, calafrios, suor excessivo, emagrecimento, malestar, inapetência, dores de cabeça, náuseas e vômitos.

O tratamento de endocardite exige a internação do paciente por um período de no mínimo um mês e deve visar dois objetivos: controlar a infecção e fazer a correção do fato que tenha predisposto a ocorrência da doença. Para controlar a infecção geralmente se faz a administração de antibióticos por via endovenosa, em altas doses.

A condição que predispôs à enfermidade deve ser tratada pelos meios próprios; em casos de dentes infeccionados o tratamento é de canal (tratamento endodôntico) ou ainda em último caso a extração do dente; pode acontecer de uma infecção gengival  evoluir para periodontite e nesse caso deve ser feito um tratamento periodontal com raspagem gengival e radicular.

A endocardite pode ocasionar lesão das válvulas cardíacas que demandem cirurgia para corrigir ou para implantação de uma válvula artificial.

Qualquer indício de infecção bucal, deve-se procurar um dentista para que ele possa fazer o devido tratamento, pois tudo que comemos passa pela nossa boca e cai na corrente sanguínea, podendo se alojar no coração de forma muito silenciosa.

Com infecção dental não se brinca; um dente quebrado, uma cárie profunda, gengiva inflamada, próteses que não estão bem adaptadas, tudo isso pode gerar uma infecção dental grave.

Faça consultas periódicas ao dentista para uma boa saúde geral!!!!!

#saúde bucal#endocarditebacterianamata#odontopaiva#coração#dente#saúde

Olá, deixe seu comentário para Endocardite Bacteriana