Odonto Paiva - Odontologia

Hábitos de sucção e o uso das chupetas.

Os hábitos são padrões de contração muscular; pode ser definido como um comportamento que é praticado repetidas vezes tornando - se inconsciente.

Por Cinthia Paiva dia em Odontopediatria

Hábitos de sucção e o uso das chupetas.

Hábitos transmitem sensação de conforto e segurança; mas são responsáveis por algumas maloclusões tais como: mordida aberta, mordida cruzada. O problema pode estar potencializado em um paciente respirador bucal.

A falta de amamentação materna, com a introdução das mamadeiras é uma das causas da instalação de hábitos orais.

A primeira atividade muscular coordenada da criança é a sucção; a boca é uma das primeiras áreas do corpo a desenvolver função neuro muscular coordenada.

Crianças que recebem amamentação materna exclusiva, tem menores chances de adquirir hábitos de sucção não nutritivos, como sugar o dedo ou a chupeta, frequentemente observados nas crianças menores de 24 mêses.

O mecanismo de sucção de chupetas e mamadeiras é completamente diferente da técnica de ordenha da amamentação. O bebê tem que satisfazer duas fomes, a neural de sucção e a fisiológica com a livre demanda da amamentação; quando o bebê suga a mamadeira em menos de cinco minutos, ele só satisfaz a fome fisiológica e ai ele não satisfaz o impulso neural tendo que se satisfazer na chupeta ou no dedo.

O uso da chupeta por um tempo prolongado atrapalha o desenvolvimento da fala e da respiração; quando a criança começa à falar as palavras não são pronunciadas da maneira certa e a princípio é "bonitinho" mas se  a criança falar errado provavelmente vai escrever errado também; muitos pais hoje chegam no consultório com cartas de encaminhamento vindo das escolas e da fonoaudiólogas pois esses hábitos de sucção afetam o desenvolvimento das crianças no aprendizado da escola.

Os problemas oclusais causados pelos maus hábitos de sucção podem ser tratados com ortopedia (aparelhos móveis indicados para crianças em idade de dentição decídua e ou mista), o melhor tratamento para cada caso será avaliado e indicado por um especialista; importante tratar pois esses pacientes podem se tornar futuros Respiradores Bucais (pacientes que respiram pela boca e não pelo nariz, acarretando distúrbios do sono e ou alergias )

A melhor forma de prevenção de maloclusões é a amamentação!!!!

 

 

Olá, deixe seu comentário para Hábitos de sucção e o uso das chupetas.

Enviando Comentário Fechar :/