Odonto Paiva - Odontologia

O que fazer quando a criança cai e bate a boca ???

Desde quando a criança começa a dar os primeiros passos até sua fase de adolescência, as quedas são muito comuns e frequentes e na maioria das vezes a boca sangra muito pois bater a boca é a primeira coisa que acontece. Veja a seguir como lidar com essa situação.

Por Cinthia Paiva dia em Odontopediatria

O que fazer quando a criança cai e bate a boca ???

As crianças de idade por volta dos 10 aos 12 mesês entram numa fase que começam a andar e a partir dai começam as quedas, vários são os fatores de risco até a fase da adolescência, tais como : quedas, acidentes com bicicleta, skate, skatnet, caem de escorregador, balanço e assim por diante. Qual mãe que nunca passou por isso ?

Ao notar que a criança caiu e bateu a boca , o mais importante é manter a calma, pois a boca é muito vascularizada e qualquer corte por menor que seja, sangra muito. 

A primeira providência a se tomar é tentar limpar bem o local para avaliar (se houver) o tamanho do corte, pois a mucosa é muito fina, se o corte for profundo tem que levar a criança no pronto atendimento para dar alguns pontinhos. Algumas vezes com a queda o próprio dente corta o lábio, ou a língua. Fazer compressa de gelo ajuda bastante a diminuir o inchaço e sangramento.

Importante em qualquer tipo de queda ou acidente procurar ajuda de um profissional dentista para avaliação das áreas extra e intrabucais, tecidos moles, estruturas óssea e dentais, através de exame visual e radiológico, controle da dor inflamação e infecção. 

A Luxação é um trauma muito comum nas dentições de leite, o rompimento dos ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. Importante manter uma alimentação líquido e pastosa para o dente se firmar novamente. 

Se houver deslocamento do dente, tem que ser imediatamente colocado em posição com ajuda de um Dentista.

Caso ocorra a quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. 

Observar se o dente mudou de cor , mas essa mudança demora um pouco para acontecer, as vezes muitas mães já até se esqeceram da queda ou acidente, nesses casos talvez tenha ocorrido uma necrose pulpar (quando a polpa do dente morre) e então deve ser feito um tratamento no canal do dente.

Quando o dente entra na gengiva, a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

Se acontecer de perder o dente na queda, o melhor a se fazer em casos de dentição de leite é o dentista fazer um mantenedor de espaço para manter o espaço do dente permanente, se o dente for permanente, então o dentista tem que avaliar a melhor opção de tratamento de acordo com a idade da criança.

#odonto#odontopaiva#bateraboca#sangramuito#oquefazer 

 

Olá, deixe seu comentário para O que fazer quando a criança cai e bate a boca ???

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos na Odonto Paiva com base neste assunto. Isso pode complementar suas dúvidas.