Primeiros Dentinhos

Quando nasce os primeiros dentinhos nos nossos bebês, esse pode ser um período de grande desconforto para os pequenos, médico e dentista devem ser consultados para o alívio dos sintomas.

Por Cinthia Paiva dia em Odontopediatria

Primeiros Dentinhos

O período do nascimento dos dentes de leite, acontece normalmente entre os seis e 15 meses de vida das crianças, a primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos, 10 em cima e 10 em baixo e todos eles já devem ter nascido até os 5 anos causando um grande desconforto para os pequenos.

Alterações gastrointestinais, febre, perda de apetite; à medida que a criança mama, a sucção comprime a gengiva, deixando-a inflamada e inchada, o que ocasiona dor, distúrbios do sono, fezes líquidas e aumento no número de evacuações, são alguns sintomas que podem estar relacionados com essa fase de erupção dos dentinhos de leite, mas as hipóteses médicas não podem ser descartadas, devendo estar envolvidos o médico pediatra e o dentista para um correto diagnóstico.

Os médicos pediatras ou odontopediatras podem receitar medicamentos analgésicos e antitérmicos, além de pomadas com componentes analgésicos e anestésicos para uso tópico. Ainda, o médico deve ser consultado sempre que os pais observarem exacerbação de qualquer dos sinais e sintomas do nascimento dos dentes de leite.

Quando os primeiros dentes encontram-se próximos do momento de “rasgarem” a gengiva, áreas de inchaço podem ser observadas. Esse período vai de um à dez dias.

Nesse período a secreção salivar do bebê fica aumentada e o hábito de morder também aumenta. Escovas massageadoras e mordedores são benéficos, uma vez que promovem a atenuação da dor, para o alívio do desconforto bucais.

Olá, deixe seu comentário para Primeiros Dentinhos