Odonto Paiva - Odontologia

Qual a idade certa para colocar aparelho em crianças?

Os problemas de oclusão em crianças na maioria das vezes são aparentemente visíveis e outras vezes o dentista clínico detecta e encaminha para um especialista.

Por Cinthia Paiva dia em Ortodontia

Qual a idade certa para colocar aparelho em crianças?

Os problemas de má oclusão dentária aparecem na primeira dentição , a decídua que vai dos 2 aos seis anos de idade, alguns fatores podem ser analisados e avaliados logo cedo; tais como:

 Genética: a criança pode ter os mesmos problemas oclusais que o pai ou a mãe;

Hábitos: hábito é um comportamento que é praticado repetidas vezes, tornando - se inconciente, passa a ser incorporado à personalidade da criança. A sucção da acontece muitas vezes para aliviar a tensão labial dos bebês, no entanto se essa tensão não for aliviada durante a amamentação materna, o bebê pode desenvolver o hábito de chupar chupeta ou o dedo. A manutençào de hábitos de sucção nocivos como fator etiológico potencial para uma má oclusão no futuro.

Pouco uso dos dentes na mastigação: assim os dentes não terão os desgastes oclusais necessários para o equilíbrio do sistema estomatognático. Não havendo desgastes na dentição decídua, poderão surgir problemas como; mordida cruzada, mordida aberta e mordida de topo.

Assim sendo, se deixarmos um problema instalado na dentiçào decídua sem tratamento, ele se agravará à medida que a criança se desenvolver. Quando começar a dentiçào mista, uma má oclusão nesta fase irá comprometer a dentiçào permanente.

Portanto a idade certa para tratarmos problemas oclusais será a partir da dentiçào decídua completa, com uma boa avliação, um ótimo plano de tratamento e certamente um acompanhamento à londo prazo. 

Procedimentos como ajustes oclusais e aparelhos ortopédicos e ortodonticos devem ser usados com critérios, o especialista em ortopedia e ortodontia vai saber encaminhar a evoluçào de cada caso em particular.

 

Olá, deixe seu comentário para Qual a idade certa para colocar aparelho em crianças?

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos na Odonto Paiva com base neste assunto. Isso pode complementar suas dúvidas.