Odonto Paiva - Odontologia

Qual a importância do Flúor na Saúde Bucal?

O Flúor tem um papel importante no processo de desmineralização e remineralizção associado ao desenvolvimento da cárie.

Por Cinthia Paiva dia em Cárie

Qual  a importância do Flúor na Saúde Bucal?

O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

 O flúor ajuda a prevenir as cáries ;

Se concentrando nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca

A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação .

Quando a saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Para crianças a partir de 6 anos de idade é muito importante fazer aplicação de flúor como prevenção à cárie.

Importante que as crianças usem pastas de dente com a quantidade de flúor correta para o bom densenvolvimento da saúde bucal.

Faça visitas regulares ao Cirurgião Dentista para um boa orientação.

 

Olá, deixe seu comentário para Qual a importância do Flúor na Saúde Bucal?

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também os Posts Relacionados!

Ainda com sede por conhecimento? Veja o que encontramos na Odonto Paiva com base neste assunto. Isso pode complementar suas dúvidas.