Saúde Bucal

A saúde começa pela boca

Saúde Bucal

A saúde começa pela boca, pois todo alimento que ingerimos passa pela boca, se a boca não estiver livre de bactérias, tudo que comermos levaremos para dentro do nosso organismo com bactérias, é a mesma coisa que comermos comida mau lavada ou mau feita sem as devidas recomendaçòes de higiene. De que adianta frutas, verduras e legumes bem higienizados,  se a boca estiver cheia de bactérias.

As bactérias se proliferam na boca através do biofilme dental que nada mais é que : o acúmulo de bactérias da flora/ microbiota bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal.Dentre os vários tipos de microrganismos presentes na placa, destaca-se o Streptococcus mutans. Este grupo de bactérias é capaz de resistir a um ambiente ácido, comum na boca de quem consome açúcar com muita frequência, o que a favorece em uma competição com as demais bactérias que vivem na placa. O Streptococcus mutans metaboliza o açúcar consumido e produz ácidos que agem na estrutura mineral do dente, destruindo-a e formando cavidades chamadas cáries. A placa bacteriana é um meio biofilme ainda não mineralizado, mas com o decorrer do tempo, do metabolismo microbiano e alguns fatores ligados a gás carbônico, este biofilme se mineraliza aos poucos, tornando-se um cálculo dentário, também chamado de tártaro. Enquanto placa bacteriana, é possível removê-la com limpeza mecânica em consultório dentário. Essas bactérias são provenientes da própria flora bucal que se acumulam principalmente quando a higienização bucal (escovar os dentes e passar fio dental), não é feito de forma correta e adequada.O acúmulo de placa bacteriana pode levar o dente à ter cárie que se nào tratada pode virar um abcesso dental, infecção grave que gera uma doença no coraçào chamada de endocardite bacteriana, levando o paciente à morte.

A doença periodontal, infecção da gengiva, faz com que o osso em vota do dente reabsorva, fazendo com que a gengiva desça e o dente sem suporte de osso e gengiva fica mole até ter que ser extratído.

Cada dente perdido, a função mastigatória também fica comprometida o que pode acarretar em problemas gastrointestinais pela falta da mastigação correta, consequentemente atingindo as articulações ATM, gerando dores de cabeça, inxaqueca.

A falta de saúde bucal tem consequências graves no corpo em geral, consulte sempre um Dentista e faça limpezas anuais nos dentes, evitando assim futuras doenças.

Olá, deixe seu comentário para Saúde Bucal