Vamos falar de Cárie

Cárie é uma doença infecciosa transmissível, de origem bacteriana que se caracteriza pela destruição localizada dos tecidos dentários.

Por Cinthia Paiva dia em Cárie

Vamos falar de Cárie

Um levantamento publicado no Journal of Dental Research, revelou que 60% à 90% das crianças e quase 100% dos adultos em todo o mundo tem cárie.

Os problemas bucais afetam 3,9 bilhões de pessoas, sendo cáries em dentes permanentes a condição mais frequente no mundo com prevalência de 35% em todas as faixas etárias.

A cárie é uma doença infecciosa transmissível, de origem bacteriana que se caracteriza pela destruição localizada dos tecidos dentários, formando uma cavidade no dente; muito relacionada com o estilo de vida de cada pessoa com relação ao que come, como cuida e se preocupa com a higienização, a presença ou não do flúor na água. Se não for tratada, a cárie evoluiu até atingir a polpa do dente (Nervo) quando começa à doer.

Alimentos que contenham carboidratos (açucares e amido) deixam resíduos na boca que juntamente com as bactérias existentes na flora bucal fermentam e esse ácido formado pela fermentação, destrói o esmalte do dente formando cavidades muitas vezes a princípio sem causar Dor e por vezes escondidas entre um dentes e outro.

Pessoas que não fazem visitas regulares ao dentista só vão perceber a presença de cárie quando o dente começa à Doer, mas nessa situação o nervo do dente já foi atingido pela doença, levando o dente ao tratamento de canal.

O esmalte do dente é DURO , 97% composto por minerais, impossível quebrá-lo comendo “pão de forma”; quando o dente quebra, já havia a cárie instalado em um processo lento e silêncioso, gradativo e destrutivo.

Visitas regulares ao Dentista, é prevenção de dor no dente, viva uma vida mais saudável e sem DOR.

#prevenção #odontologia #odontopaiva

Olá, deixe seu comentário para Vamos falar de Cárie